As aranhas-marrons (Loxosceles) são animais pequenos que medem em torno de 4 cm de diâmetro na fase adulta. Elas possuem pernas longas e finas, não são agressivas, gostam de lugares escuros, quentes e secos.
No ambiente externo, vivem debaixo de cascas de árvores, em folhas secas, em buracos, em telhas e tijolos empilhados, muros velhos, paredes de galinheiro e outros. Dentro das casas, ficam atrás de quadros, armários, entre livros, caixas de papelão e outros materiais que não são muito remexidos. Materiais de construção como tijolos, telhas, lajotas, azulejos e madeiras também servem de abrigo para as aranhas.
As Loxosceles saem em busca de alimento à noite e é neste momento que podem se esconder em roupas, toalhas, roupas de cama e calçados. Os acidentes acontecem quando as pessoas, ao se vestirem, ou mesmo durante o sono, comprimem a aranha contra a própria pele. As picadas nem sempre são percebidas por serem pouco dolorosas. A dor pode iniciar várias horas após as ocorrências.
As alterações mais comuns resultantes das picadas de aranhas são: dor, queimação, vermelhidão, manchas roxas, inchaço, bolhas, coceira e enduração. Dias após, podem ocorrer outras alterações como necrose, dor de cabeça, mal-estar geral, náusea, dores pelo corpo.
No caso de ocorrência de acidentes com aranhas-marrons, procure o quanto antes o posto de saúde mais próximo.
Fonte: http://www.saude.pr.gov.br.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Produto(s): pulverização líquida em todas as dependências da residência, sendo necessária a ausência de pessoas e animais domésticos pelo período mínimo de seis horas.
Tempo de execução: 1 hora.
Garantia: 6 meses.