Os mosquitos-da-dengue (Aedes aegypti) são originários da África. Os meses de janeiro e fevereiro são os de maior incidência. Esses mosquitos ocasionam dengue, febre-amarela e transmitem o vírus Zica. As picadas ocorrem normalmente ao amanhecer e no crepúsculo. Ao depositarem seus ovos, preferem locais que contenham água limpa e parada.
As larvas dos pernilongos (Culex quinquefasciatus) são aquáticas e apresentam sifão respiratório, que serve para obter ar da superfície, e posicionam-se perpendicularmente à água, diferenciando-as dos demais gêneros. Os pernilongos são de espécie de hábitos noturnos, com ocorrência durante todo o ano. Eles depositam seus ovos em águas poluídas e turvas ou com presença de muita matéria orgânica em decomposição; podem ser vetor da filariose bancroftiana.
Os mosquitos-prego (Anopheles darlingi), popularmente conhecidos como muriçocas, são os agentes transmissores da malária. Esses mosquitos apresentam asas cobertas por escamas de cores claras e escuras que lhes dão um aspecto manchado, e medem menos de 1 cm de envergadura. Eles têm hábitos crepusculares e noturnos e preferem lugares quentes e úmidos. Os mosquitos-prego reproduzem-se em áreas extensas de água como represas, lagos, lagoas, remansos de rios, preferindo águas profundas, límpidas, pobres de matéria orgânica. Na época de chuvas, formam novos criadouros nos alagadiços, escavações e depressões de terrenos.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Tratamento pelo sistema de pulverização aérea com uso de atomizador em áreas fechadas e fumaça (FOG) em áreas abertas – processo a ser definido pelo técnico – e aplicação de larvicida em pontos de água parada.
Garantia: contrato de manutenção mensal.


